Uma antiga aplicação, que não esta mais sendo utilizada, esta prestes a ser removida da pasta de acesso do QlikView Server. Sabendo que este QVW não é utilizado a décadas, logo optamos por remover essa aplicação da face de nosso ambiente. Lembro-me de remover as tasks de recarga e depois vou até o diretório onde o arquivo se encontra e SHIFT + DELL!
Pronto! Arquivo removido, uma aplicação a menos para dar manutenção 😀
Um tempo se passa e chegam novas requisições de acessos para determinadas aplicações. Sem nenhuma dúvida acessamos ao nosso querido QMC, encontramos o QVW no qual solicitaram acesso e vou adicionar as licenças solicitadas, só que não… nenhuma licença disponível para alocar a novos usuários.
Indignado! Pois tempos atrás foi removido um QVW e liberada algumas Calls para utilização.
Agora verifico a parte de licenciamento em meu QMC e, novamente, vejo a informação de que todas as licenças estão alocadas.
Inicio uma varredura, QVW a QVW (ninguém merece —– PS: no futuro disponibilizo uma app para facilitar nossa vida nesse processo!) para entender e identificar com quem esta as licenças que deveriam estar disponíveis para utilização.
QVW a QVW vou anotando a quantidade de licença e para quem foi disponibilizado.
Passado um tempo, mapeada todas as aplicações e seus respectivos usuários, identifico que alguma coisa “Pode” estar errada, o número de licenças alocadas em cada QVW não bate com o número total de licenças em que meu ambiente deveria possuir.
E agora?
…
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Aff! Esqueci de remover as licenças daquele painel em que deletei! Porém essa aplicação não esta mais aparecendo em meu QMC. Como vou remover essas licenças e recupera-las para utilização?
Angustiado tento reiniciar todos os serviços do QlikView Server….. NADA!
Aflito tento remover o .SHARED daquela aplicação….. NADA!
Desesperado tento remover o .pgo do root folder…. NADA!!
E agora? Perdi a licença?
rsrsrs
Calma!
Existe uma luz!
Vamos lá
Solução 1
- Pare o serviço “QlikView Server”.
- Adicione uma linha com a informação “PgoAsXmlAlso=1” logo abaixo da linha que contém a informação [Settings 7] no arquivo Settings.ini que fica no diretório “C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer”.
- Inicie o serviço “QlikView Server”
- Crie um documento, em branco, com o exato nome do documento que foi removido e ficou com as licenças presas.
- Caso não se recorde do nome do documento, encontre o arquivo CalData.pgo.xml que se encontra dentro do diretório Root
- Abra o QMC. Agora o documento deve reaparecer e assim será possível remover as licenças alocadas para ele.
Solução 2
Pare os serviços “QlikView Server” e “QlikView Management Service” e depois remova o arquivo “caldata.pgo” do diretório Root (diretório em que esta mapeado o QVS) e também do diretório “C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer”.
OBS: Esse método é aconselhável somente se a primeira solução não tenha dado certo.
Solução 3
Remova a licença de seu QlikView Server e aplique-a novamente.
OBS: Esse método é aconselhável somente para ambientes pequenos e caso nenhuma das outras alternativas funcione.
Pessoal, nunca se esqueçam de fazer backup dos arquivos antes de remove-los. Existe um risco grande de parar o seu ambiente.
Realmente isso é desesperador!
Consegui resolver com a “Solução 1″…bom saber das demais possibilidades!
Na maioria dos casos a primeira solução resolve o problema.
Só se algum BUG ou problema ocorrer com o servidor que é necessário partir para as outras soluções.
Yuri existe previsão para o app que nos ajudará a verificar as licenças no servidor?
Opa Marcela, muito obrigado!
Vou desenvolver essa aplicação e faço o post 🙂
Muito bom Yuri! Existe algum risco ao executar a solução 1 no servidor de produção?
Marcela, sempre existe quando vamos fazer alguma alteração em arquivos de configurações de ambiente.
É sempre bom criar um backup do arquivo Settings.ini para conseguir voltar a configuração inicial em caso de problemas.